Configurando a “Timeline”, o novo recurso do Facebook

Timeline, novo conceito de perfil do Facebook.  (Foto: Produção)
Timeline, novo conceito de perfil do Facebook. (Foto: Produção)

Superando qualquer expectativa que os internautas pudessem ter, Mark Zuckerberg abre a F8, em São Francisco, a conferência anual de desenvolvedores do Facebook, apresentando o que será a Timeline (linha do tempo, em inglês). A novidade, de acordo com Zuckerberg será o “coração da sua experiência no Facebook”: uma maneira de colocar toda sua vida online.

Depois de mostrar o próprio perfil como era em 2006, quando só o que se podia incluir eram algumas informações básicas, e as mudanças feitas em 2008 quando começou a ser possível compartilhar o que se estava fazendo, Mark mostrou como funcionará a Timeline.

Aplicativo de fotos. (Foto: Produção)
Aplicativo de fotos. (Foto: Produção)

Por muito tempo, as pessoas se perguntaram até onde iria esse fenômeno de poder se conectar com os outros e quanto duraria. Entendemos que o que as pessoas mais gostam no Facebook é poder descobrir mais sobre si mesmas e tudo em volta”, explica Zuckerberg.

A Timeline será “a sua história no Facebook”, dividida em três partes: seus posts, seus aplicativos e uma nova maneira de mostrar suas informações.Somos mais do que o que fizemos há alguns minutos. Milhões de pessoas estão há anos escrevendo posts e tudo desaparece porque você não conseguiu ver a tempo e perdeu a informação?. Não mais.”, define o CEO.

Módulos dispostos na vertical

De acordo com Zuckerberg, o Facebook passou o último ano inteiro desenvolvendo a Timeline para refazer o conceito por completo. O layout do site ficará muito mais visual. Os módulos de aplicativos ficam dispostos na vertical, organizados de modo que seja possível ver praticamente qualquer tipo de ação compartilhada por você no Facebook.

Novos aplicativos dispostos na Timeline, organizados como módulos em uma página vertical.  (Foto: Produção)
Novos aplicativos dispostos na Timeline, organizados como módulos em uma página vertical. (Foto: Produção)

A fim de reforçar o conceito de Top Stories, recentemente lançado, em que os principais posts são os mais relevantes e não os mais recentes, agora é possível acessar tudo que é publicado por uma pessoa em ordem cronológica. Uma barra lateral à direita divide todo o conteúdo compartilhado na rede por ano. Basta clicar na data desejada e a página desce até o período em questão. Mais uma vez, somente os principais posts aparecem; posts que o Facebook acredita que foram os mais importantes, os que “definem quem você é”.

Todos os posts importantes em um lugar só

Navegando pela timeline é possível encontrar: um mapa dos lugares em que a pessoa já esteve, comida já experimentada, um novo tipo de mural para eventos, uma seção de fotos mais recentes e todo tipo de outras atividades. “Nosso maior desafio foi conseguir colocar todas os posts importantes em um espaço só”, explicou o CEO.

Aplicativo Social Cooking. (Foto: Produção)
Aplicativo Social Cooking. (Foto: Produção)

Outra novidade é a foto do cabeçalho. Uma foto que Mark define como “a imagem que diz quem você é“. Funciona como um header de blog, localizado no topo da Timeline, antes da foto do perfil. É possível trocar a foto a qualquer momento através do próprio cabeçalho ou clicando em qualquer foto postada em seu perfil.

Quem não quiser ver toda essa informação também pode optar por usar os filtros. A Timeline possui filtros para qualquer tipo de conteúdo. São chamados de Timeline Views. Para ver todos os lugares onde o usuários esteve e o que fez pelo mundo, basta acessar a Timeline no modo Map View.

E o mais importante: ainda é possível controlar e revogar qualquer direito de visibilidade da Timeline, assim como já é feito hoje com nossos perfis.

Veja o vídeo a seguir sobre a nova Timeline, do Facebook:

 

Timeline no Facebook

Fonte: AQUI
Anúncios

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: