K E F I R – Um alimento remédio

Ou um remédio alimento…

O que é o Kefir

s_235111-mlb20480712299_112015-o

Para se produzir kefir é necessário conseguir primeiro os grãos de Kefir que contém uma variada flora de microorganismos benéfica ao ser humano.

Uma vez obtidos os grãos de Kefir pode-se ter kefir em casa para sempre, basta cultiva-los ou até mesmo guarda-los em condições especiais por longos períodos quando não estiverem sendo consumidos.

O Kefir para nosso consumo é o leite fermentado por algumas horas com grãos de Kefir, podemos ingerir os grãos também, mas normalmente preserva-se os grãos para a produção de mais Kefir.

Devemos ter em mente que o Kefir é diferente do iogurte, yakult, coalhadas caseiras e similares.

Pessoas tem tentado gerar os grãos de Kefir em casa e o máximo que conseguem é uma coalhada.
O Kefir foi criado na antigüidade e até hoje é desenvolvido sob condições particularmente quase impossíveis de serem repetidas na maioria das nossas residências atuais.

Para se gerar os grãos de Kefir “do nada” hoje em dia seria necessário simular um “ambiente” propício para seu surgimento, como foi feito a mais de 4.000 anos atrás, o que seria extremamente complexo e difícil para a maioria de nós, portanto será muito mais econômico e prático ganhar os grãos do que tentar fazer.

O Kefir pode ser refrigerado para consumo, mas não pode ser colocado no congelador, freezer ou submetido a temperaturas abaixo de 0°C (zero grau centígrado) porque perderá microorganismos que perecerão.

No trato gastrointestinal de crianças recém nascidas são naturalmente encontrados diversos microorganismos contidos no Kefir, com o passar do tempo e também porque provavelmente paramos de consumir muito leite, perdemos esses microorganismos, e eles praticamente só podem ser reencontrados no Kefir.

Composição do Kefir:

O grão de Kefir é um agrupamento gelatinoso polissacarídeo que tem vários microorganismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente decifrada pela ciência.
Basicamente o Kefir contém:
8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.

AS DIFIFERENÇAS ENTRE KEFIR DE ÁGUA E KEFIR DE LEITE

Existem várias diferenças entre o Kefir de água e o de leite (Kefir Real), seria ideal ter as duas culturas em casa e ver com qual você se adapta melhor, porem, tanto uma como a outra oferecem uma bebida saudavel e refrescante.

Existem várias diferenças, a começar pelo cultivo; o tibico fermenta na água com açúcar mascavo. podendo também ser cultivado em chás e sucos naturais, Os grãos do Kefir de água são massas mucilaginosas transparentes e pequenas, que consistem em polissacarídeos (dextrans) com cadeias compostas apenas de glicose. Em um nível físico, os grãos de Kefir de água tradicionais são mais densos do que os grãos de Kefir de leite tradicionais do Cáucaso, pois estes têm uma propriedade elástica que falta àqueles. Os anteriores são completamente delicados, tendo uma tendência a lascar-se ou cortar facilmente com qualquer aresta. Estes grânulos, saltam quando deixados cair em uma superfície sólida, o que não acontece com os grãos de Kefir de leite. Os grãos de Kefir de água crescem diariamente em torno de 30% do seu volume, totalmente ao contrário ao Kefir de leite que demora um mês ou mais para dobrar de volume.

O Kefir de leite, cultivado em qualquer tipo de leite, é excelente para regular o intestino (a priori), com muitos outros beneficios, sendo seu uso na culinária eficientíssimo.

Beneficios mais conhecidos do Kefir de leite
Regula o sistema imunológico, aumentando a resistência a doenças. Tem uma influência positiva no coração, sangue e sistema circulatório; cura problemas nos rins, no tracto urinário e protege a próstata; tem uma influência positiva no colesterol, osteoporose e reumatismo; suporta a produção de enzimas e recupera o pâncreas; melhora o funcionamento do fígado, baço, regulariza a produção da bílis, influenciando positivamente na ocorrência da hepatite; cura colite, diarréia, catarro; cura a candidíase; reequilibra a flora intestinal e os ácidos do estômago, cura o duodeno e úlceras; produz seu próprio antibiótico, eliminando bactérias nocivas; cura inflamações internas e externas; é totalmente favorável à quem não tolera a lactose, devido a eliminá-la em seu processo fermentativo; produtos elaborados à base de Kefir de leite não causam reação negativa ao intolerante à lactose; produz componentes anticancerígenos, prevenindo a metástase e favorecendo a cura. Reduz a ansiedade, a depressão, aumentando a energia e a sensação de bem-estar; produz todas as vitaminas necessárias e bactérias benéficas à saúde diária. Quase um século de estudos científicos e médicos confirmam a lista acima disponível pelo Diário de Pesquisas do Instituto da antiga URSS. Com o aumento do custo mundial dos cuidados médicos por doenças crônicas, o Kefir real está não só ganhando a popularidade pelos seus benefícios à saúde, mas também pelo seu baixo custo. Com a crescente resistência aos antibióticos, pesquisas intensivas sobre Kefir real estão sendo conduzidas na Europa e Japão.

Beneficios mais conhecidos do Kefir de água
Com potencial depurativo mais elevado, promove de imediato a eliminação de toxinas em todo o organismo. Seu uso cosmético é eficientíssimo. Algumas receitas incluem a adição de frutas secas tais como o figo, o damasco ou passas, que realçam o sabor e aumentam os nutrientes. Regula o sistema imunológico e aumenta a resistência a doenças; Regula a tensão arterial, o açúcar no sangue e cura a diabetes; Cura bronquites, tuberculoses, asma, alergias e enxaquecas. Cura vários tipos de eczema e desordens de pele, como a psoríase e a acne, Regulariza o metabolismo, a digestão e ajuda no funcionamento do cólon; alivia a candidíase, podendo chegar à cura. Assim como o Kefir de leite, reduz a ansiedade, a depressão, aumentando a energia e a sensação de bem-estar; Retarda o processo de envelhecimento, auxilia decisivamente a vitalidade da pele, cabelo e músculos; enzimático em potencial, acelera o metabolismo e é de extrema eficiência na manutenção do peso ideal.
informações tiradas da pag.
kefir de leite.com

O Kefir é de difícil industrialização e atualmente no mundo existem diversos estudos para poder industrializar, veja nos links abaixo o Kefir em alguns países onde já existe a utilização, industrialização e/ou estudos:

http://www.danone.pl/Zdrowy-styl-zycia/Jedz-smacznie-i-zdrowo/Poznaj-grupy-produktow/Mleczne

http://www.kefir-club.co.jp

http://en.bergbauernmilch.de/produkte/organic-alpine-milk/kefir-fermented-milk/low-fat-organic-kefir/

http://www.kefir.com

Fontes: http://www.kefir.com.br/o-que-e.html

Anúncios

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: